Últimas notícias

MATRÍCULA 2014.1

Apresentação

 

O estado de Pernambuco está situado na região centro-leste do Nordeste brasileiro, posição geográfica estratégica que permite promover a integração regional e externa, através do Rio São Francisco e dos Portos de Suape e do Recife. No Nordeste, Pernambuco destaca-se pelas potencialidades em vários setores produtivos e tecnológicos, conforme ilustram os seguintes indicadores: primeiro maior mercado em perfil de remuneração, sede de grande parte das Organizações Não-Governamentais - ONG, segundo maior mercado consumidor e a segunda maior população, segundo dados do IBGE. Ressalte-se ainda os reconhecidos centros de pesquisa de excelência e instituições de ensino superior, dentre as quais a Universidade de Pernambuco - UPE, é uma das 03 principais universidades do estado.

A UPE é constituída por um conjunto de 13 unidades, com aproximadamente 800 docentes; 3000 funcionários e 25.000 alunos (do ensino fundamental ao doutorado). A cada ano, 2.776 novos alunos ingressam nos 52 cursos regulares de graduação oferecidos pela UPE. Atualmente, a Pós-Graduação da UPE conta com 29 Residências Médicas, 107 cursos de Especialização, 12 Mestrados e 01 Doutorado Acadêmico.

A POLI foi criada em 06 de março de 1912, sendo a mais antiga unidade de ensino da UPE. Hoje, decorridos 100 anos da sua criação, vemos a POLI/UPE, como um agente de desenvolvimento e educação nos diversos cursos de graduação em engenharias e de pós-graduações, formando profissionais capazes de alavancar o desenvolvimento de nosso Pernambuco, do Nordeste e do Brasil. Atualmente, oferece sete cursos de graduação, dezessete de pós-graduação lato sensu, e 4 de pós-graduação stricto sensu atendendo a mais de 3200 alunos.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - nível Mestrado Acadêmico - está vinculado a Coordenação Setorial de Pós-graduação e Pesquisa - CPG da Escola Politécnica de Pernambuco - POLI, unidade pertencente à UPE, a qual é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do estado de Pernambuco - SECTMA. O Mestrado em Engenharia Civil, criado e aprovado pela Capes em 2006, integra o Plano de Desenvolvimento da Universidade de Pernambuco - UPE, cumprindo a Missão de formar o cidadão, cultural e profissionalmente, contribuindo para a transformação da sociedade, pela produção e universalização do conhecimento, através das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Uma apresentação mais detalhada do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, nível mestrado acadêmico da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, pode ser visualizada aqui. E o planejamento estratégico do PEC, pode ser visualizado aqui.






Idealização: Alberto Casado
Programação: Valdir Salgueiro
Manutenção: Emilia Kohlman Rabbani
                        Marcelino Rogerio Barbosa Júnior
Escola Politécnica de Pernambuco
Rua Benfica, Nº 455, Madalena
CEP: 50720-001
fone/fax: (81) 3184-7566
email: pec@upe.poli.br
Recife, Pernambuco