Área de Concentração



No Estado de Pernambuco, a construção civil é o principal alicerce para o crescimento da economia, ajudando o estado a atingir um PIB duas vezes maior que o PIB brasileiro. Outro fator muito importante, é que a construção civil também se destaca pelo seu papel social, pois é uma área que dá suporte a todas as demais atividades industriais, através da edificação e montagem de unidades produtivas; materialização da infra-estrutura para o desenvolvimento urbano, por meio da construção de estradas, ferrovias, obras de saneamento, linhas de transmissão de energia, construção de escolas, hospitais, habitações, entre outros.

Nos últimos anos, a necessidade de redução dos custos de produção, aliada a uma maior conscientização dos consumidores, fez com que as estratégias de competitividade traçadas pelas empresas de construção passassem a considerar, necessariamente, os aspectos de melhoria da qualidade de seus produtos e de maior eficiência nos seus processos de produção. Vários esforços têm sido feitos para atingir níveis mais altos de qualidade e produtividade, dentro de um processo de atualização e de mudanças das práticas tradicionais.

Dentro desse contexto, a Universidade de Pernambuco, através do Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica busca contribuir de forma participativa, flexível e pró-ativa na formação de recursos humanos, na geração e divulgação do conhecimento e na promoção do setor da construção civil e do bem-estar da sociedade.

O Programa de Engenharia Civil - nível Mestrado Acadêmico, é o primeiro da Região Nordeste na Área de Concentração Construção Civil com as novas linhas de pesquisa Desempenho e Inovação Tecnológica na Construção Civil - (conforme dados sobre Programas de Pós-Graduação - ano 2004 que podem ser acessados em: Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil - CAPES). O Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil da UPE é resultante da necessidade no mercado da formação acadêmico-profissional que conduza ao amplo domínio do conhecimento sobre a gestão da construção e do desempenho e inovação tecnológica, comprometido com as exigências e o bem estar da sociedade, a vida útil das construções e o uso racional dos recursos do meio ambiente.